terça-feira, 25 de setembro de 2007

:::PORTAL:::

Em 1994 os primeiros jornais começaram a ser transcritos na internet, e só com um ano depois, em 1995, os sites informativos começaram a surgir com linguagens específicas para web. A edição de canais e serviços para a população se deu pela busca de maiores audiências para os portais, já que as pessoas necessitavam de notícias e serviços que não encontravam em outros lugares para acessar.
A origem do nome Portal pode ser encontrada no livro telépolis, de 1994, do espanhol Javier Ercheverría. Ainda hoje é difícil encontrar portais que produzam suas próprias matérias, ao invés de retirar as notícias de outros meios, apenas os mega portais têm equipes próprias. Um exemplo de portal que tem seu próprio conteudo e o esportivo ESPN. seu produto é original, possui escritores fixos, free lancer, e é também um grande comprador das grandes agências de notícias, como Reuters e France.
Hoje em dia, a tendencia de todo grande site é virar portal, pela necessidade da busca por grandes audiências, e também para oferecer aos usuários os mais variados serviços. As áreas de maior visitação dos portais é entretenimento e esportes.
Segundo a jornalista Suzana Barbosa, o portal é o que a internet hoje se propõe a ser: uma concentração dos mais variados conteúdos.

Nenhum comentário: